FRIO = DOENÇA?

Blog MedVitta

Dicas dos profissionais da MedVitta de presente para a sua saúde!

Afinal, frio transmite doenças?!?

Desde criança você ouve sua mãe gritando:

Leva um agasalho senão você vai pegar gripe!!!

Põe chinelo pra não resfriar!!!!

Não toma friagem pra não ficar doente!!!

Mas afinal, frio transmite doenças??!?

Resposta: SIM e NÃO!

Não é que o frio faça aparecer uma doença, mas ele cria condições que nos deixam mais vulneráveis e muda nossos hábitos fazendo com que seja mais fácil que os microrganismos causadores de doenças cheguem até nós!

Quando nos expomos ao frio, nosso corpo tenta nos defender e aumenta a produção de muco nas nossas narinas, seios da face (uma rede de canais parecida com cavernas que temos nos ossos do rosto). Esse é um dos motivos pelos quais ficamos com o nariz escorrendo quando passamos frio. (O ar frio é mais seco e nossas narinas tentam umidificar o ar que respiramos produzindo mais muco. Não fique bravo com o muco, ele é muito importante e nos ajuda inclusive a nos defender de algumas doenças! ).

Além disso, em países quentes como o Brasil, temos o hábito de deixar nossos agasalhos guardados na maior parte do ano e quando o frio chega passamos a utiliza-los sem a correta higienização. Isso nos expõe a vários causadores de alergias que podem também aumentar a quantidade de muco produzido pelo nosso corpo.

Ao mesmo tempo, o frio muda nossas rotinas. Deixamos de ficar ao ar livre e passamos a fazer programas em ambientes fechados, pouco ventilados, e ficamos mais próximos uns dos outros. Este comportamento aumenta muito a frequencia com que nos expomos a vírus e bactérias, trazidos por aqueles que estão no mesmo ambiente.

Quando somamos o aumento de produção de muco a vários outros fatores (muco mais grosso, alterações imunológicas, entre outros) e acrescentamos o contato mais frequente com vírus e bactérias, entendemos o porque do aumento de algumas doenças infecciosas nas épocas mais frias do ano.

Por isso previna-se:

  • Apesar do frio, lembre-se de ingerir líquidos e mantenha-se sempre bem hidratado. Isso deixa o muco mais fluido impedindo que ele se acumule e facilite o aparecimento de infecções.
  • Cuide da sua alimentação, alimentação saudável permite o melhor funcionamento das suas defesas entre outros benefícios!
  • Atenção aos hábitos de higiene! Evite tocar os olhos, boca ou nariz com as mãos sujas. Lave-as mãos antes de comer, manipular alimentos ou brincar/cuidar das crianças.
  • Esta muito frio e você tem preguiça de lavar as mãos na água gelada? Lembre-se do álcool-gel! Ele funciona tão bem quanto a lavagem das mãos, desde que não haja sujeira visível.
  • Fique sempre atento ao controle dos quadros alérgicos. Asma, rinite e bronquite estão muito associados a infecções respiratórias.
  • Mantenha suas vacinas em dia. Se há como prevenir, pra que pegar a doença!
  • Obedeça os conselhos da mamãe e agasalhe-se bem!
  • Se precisar de ajuda, a Clínica MedVitta está a sua disposição: Nosso time tem Infectologista (especialista em doenças transmissíveis), Otorrinolaringologista (para cuidar das alergias, infecções de garganta e ouvidos) e Nutricionista (para manter seus alimentação como uma aliada da boa saúde). Todos estamos prontos para lhe atender. E se precisar, ainda temos dermatologista, urologista e psicóloga!

 

Quero Agendar!

 

CURTA A PÁGINA DA CLÍNICA MEDVITTA NO FACEBOOK PARA MAIS DICAS DE SAÚDE!

facebook.com/ClinicaMedVitta

clinicamedvitta.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *