Afinal, frio transmite doenças?!?
Desde criança você ouve sua mãe gritando:
Leva um agasalho senão você vai pegar gripe!!!
Põe chinelo pra não resfriar!!!!
Não toma friagem pra não ficar doente!!!
Mas afinal, frio transmite doenças??!?
Resposta: SIM e NÃO!
Não é que o frio faça aparecer uma doença, mas ele cria condições que nos deixam mais vulneráveis e muda nossos hábitos fazendo com que seja mais fácil que os microrganismos causadores de doenças cheguem até nós!
Quando nos expomos ao frio, nosso corpo tenta nos defender e aumenta a produção de muco nas nossas narinas, seios da face (uma rede de canais parecida com cavernas que temos nos ossos do rosto). Esse é um dos motivos pelos quais ficamos com o nariz escorrendo quando passamos frio. (O ar frio é mais seco e nossas narinas tentam umidificar o ar que respiramos produzindo mais muco. Não fique bravo com o muco, ele é muito importante e nos ajuda inclusive a nos defender de algumas doenças! ).
Além disso, em países quentes como o Brasil, temos o hábito de deixar nossos agasalhos guardados na maior parte do ano e quando o frio chega passamos a utiliza-los sem a correta higienização. Isso nos expõe a vários causadores de alergias que podem também aumentar a quantidade de muco produzido pelo nosso corpo.
Ao mesmo tempo, o frio muda nossas rotinas. Deixamos de ficar ao ar livre e passamos a fazer programas em ambientes fechados, pouco ventilados, e ficamos mais próximos uns dos outros. Este comportamento aumenta muito a frequencia com que nos expomos a vírus e bactérias, trazidos por aqueles que estão no mesmo ambiente.
Quando somamos o aumento de produção de muco a vários outros fatores (muco mais grosso, alterações imunológicas, entre outros) e acrescentamos o contato mais frequente com vírus e bactérias, entendemos o porque do aumento de algumas doenças infecciosas nas épocas mais frias do ano.
Por isso previna-se:
- Apesar do frio, lembre-se de ingerir líquidos e mantenha-se sempre bem hidratado. Isso deixa o muco mais fluido impedindo que ele se acumule e facilite o aparecimento de infecções.
- Cuide da sua alimentação, alimentação saudável permite o melhor funcionamento das suas defesas entre outros benefícios!
- Atenção aos hábitos de higiene! Evite tocar os olhos, boca ou nariz com as mãos sujas. Lave-as mãos antes de comer, manipular alimentos ou brincar/cuidar das crianças.
- Esta muito frio e você tem preguiça de lavar as mãos na água gelada? Lembre-se do álcool-gel! Ele funciona tão bem quanto a lavagem das mãos, desde que não haja sujeira visível.
- Fique sempre atento ao controle dos quadros alérgicos. Asma, rinite e bronquite estão muito associados a infecções respiratórias.
- Mantenha suas vacinas em dia. Se há como prevenir, pra que pegar a doença!
- Obedeça os conselhos da mamãe e agasalhe-se bem!
- Se precisar de ajuda, a Clínica MedVitta está a sua disposição: Nosso time tem Infectologista (especialista em doenças transmissíveis), Otorrinolaringologista (para cuidar das alergias, infecções de garganta e ouvidos) e Nutricionista (para manter seus alimentação como uma aliada da boa saúde). Todos estamos prontos para lhe atender. E se precisar, ainda temos dermatologista, urologista e psicóloga!