Pneumologia

O fôlego que você precisa

A Pneumologia é a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha pacientes com doenças das vias aéreas inferiores, as quais podem ser congênitas ou adquiridas, sendo estas últimas por ação de microrganismos, fatores ambientais ou contato com substâncias agressivas. Além disto ainda avalia o risco cirúrgico pulmonar para realização de cirurgias.

O médico pneumologista tem se tornado bastante procurado em função dos diversos problemas pulmonares causados pela exposição à poluição e pelo uso de cigarros, atuando assim no suporte para a cessação do tabagismo. Atende pessoas de todas as idades, mas também pode se especializar nas doenças que acometem certa faixa etária.

As principais doenças pulmonares são asma, enfisema (DPOC), pneumonias, gripe, insuficiência respiratória, bronquiectasias, derrame pleural, tuberculose, micoses pulmonares, embolia pulmonar, tumores pulmonares, doenças pulmonares intersticiais (fibrose), pneumoconioses e tabagismo.

Além do exame clínico conta com o apoio de exames complementares radiológicos, microbiológicos, espirométricos, cintilográficos, dentre outros. Graças aos avanços dos exames de diagnóstico por imagem o diagnóstico das doenças pulmonares tem se tornado cada vez menos invasivo.

Os principais sintomas de problemas respiratórios são:

• tosse (com ou sem secreção),
  • falta de ar ou cansaço fácil (dispnéia),
  • chiado no peito (sibilos),
  • hemoptise e
  • mais raramente, mas não menos importante, dor torácica.
What's App