A Dermatologia é uma especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do maior órgão do corpo humano - a pele. Esta especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos, pelos, unhas e mucosas (boca e genitais).
Na prática clínica, o dermatologista deve orientar sobre cuidados gerais de saúde, sanar doenças que acometem a pele e outros sistemas a ela relacionados. Deve ainda solucionar problemas estéticos, trabalhando na manutenção da beleza da pele.
A Dermatologia atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem o tecido cutâneo: infecções, reações auto- imunes e inflamatórias e até mesmo tumores. Sua atividade redunda no conhecimento de mais de 3000 doenças que acometem crianças, adultos e idosos em toda sua plenitude corporal.
Dermatologia Clínica - Diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos.
Dermatologia Estética/Cosmiatria - Tratamentos clínicos para o envelhecimento, manchas e rugas (cremes e fórmulas). Inclui ainda procedimentos cosméticos, dentre os quais: aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, peelings, microagulhamento, intradermoterapia, laser para rejuvenescimento, depilação,remoção de tatuagens e correção de cicatrizes de acne.
Tricologia – Tratamento das doenças dos cabelos e couro cabeludo.
Dermatologia Cirúrgica - Alguns dos procedimentos realizados pelo dermatologista são: biópsias; remoção de nevos (pintas), cistos, lipomas, lesões benignas e lesões malignas (câncer de pele).
Dermatologia Oncológica - Exames periódicos da superfície corporal dos pacientes, identificando lesões suspeitas de câncer de pele. Utiliza-se de lupas e da dermatoscopia digital para a realização do mapeamento corporal e acompanhamento de lesões.